HISTÓRIA DO FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

A proposta de criação de um Fórum de Leituras Paulo Freire começou a germinar na UNISINOS, São Leopoldo, RS em 1998, durante o Seminário Internacional de Educação. Durante o encontro, um grupo de professores iniciou a discussão sobre a possibilidade de criar um Fórum permanente de caráter itinerante para pensar/repensar criticamente a obra de Freire.

A partir de 1999 todos os anos, no mês de maio, como uma lembrança da morte de Freire, uma universidade ou instituição de ensino superior organiza o Fórum que não se resume ás fronteiras do RS. Muitas pessoas de outros Estados também participam do encontro. Ao longo dos últimos 15 anos já viajamos por todo o Estado do Rio Grande do Sul gerando um diálogo frutífero tendo como eixo a obra de Freire.

Além de pensar de modo crítico a obra do autor, o Fórum tem a pretensão de dialogar com temáticas e autores que se aproximam do pensamento e obra de Freire.  O que anima o grupo é a convicção que Freire desenvolveu um pensamento profundo que continua a  inspirar  práticas humanizadoras, libertadoras de todos os educadores/as que trabalham na perspectiva da Autonomia, da Democracia e da cultura dos Direitos Humanos.

A partir do Fórum recriamos o pensamento de Freire e o mantemos sempre vivo, através do encontro das pessoas, que pela via do diálogo se aventuram a pensar novas temáticas impulsionadas pelas exigências de nosso tempo.

Para participar do Fórum, cada integrante é convidado a desenvolver um texto individual ou em parceria ou outras formas de manifestação cultural, poesia, música, teatro, pôster, relatando experiência práticas e também pesquisas de cunho mais teórico.

A FACCAT sediou em 2013 a XV Edição do Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire.

Em 2014 o Fórum será sediado pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI,   na cidade  de Santo Ângelo.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s