Círculo de Cultura com Danilo Streck e Gaudêncio Frigotto

Na abertura, no dia 23 de maio, do XV Fórum de Leitura Paulo Freire se realizará o Círculo de Cultura com os professores Danilo Streck e Gaudêncio Frigotto.

03_Danilo_Streck

Danilo Streck é mestre em Educação Teológica, pelo Princeton Theological Seminary, e doutor em Fundamentos Filosóficos da Educação, pela Universidade do Estado de Nova Jersey, Estados Unidos, com a tese John Deweys and Paulo Freire view of the educational function of education, with special emphasis on the problem of method (A visão de John Dewey e Paulo Freire da função educacional da educação, com ênfase especial no problema do método). No momento, está desenvolvendo o projeto de pesquisa Processos participativos emancipatórios na América Latina como mediação pedagógica para a constituição do público e é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos.

De sua extensa produção intelectual, destacamos as seguintes obras: Rousseau e educação (Belo Horizonte: Autêntica, 2004), Correntes pedagógicas: uma abordagem interdisciplinar (Petrópolis: Vozes, 2005) e Erziehung für einen neuen Gesellschaftsvertrag (Siegen: Athena, 2006). É um dos organizadores de Pesquisa participante: a partilha do saber (Aparecida: Idéias & Letras, 2006).

Fonte: http://www.unisinos.br/ihuonline

 

Imagem

Gaudêncio Frigotto é um filósofo e pedagogo brasileiro.

Gaudêncio Frigotto nasceu em Paim Filho, no interior do Rio Grande do Sul, em 1947. Em 1971, formou-se em Filosofia. Dois anos depois, em Pedagogia, ambos os cursos pela Fidene, atual Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), em IJUÍ-RS. Em 1977, já no Rio de Janeiro, onde vive há 34 anos, tornou-se mestre em Administração de Sistemas Educacionais pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/RJ e em 1983 fez seu doutorado em Educação: História, Política, Sociedade na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Professor Titular aposentado da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde permanece como colaborador, Frigotto hoje é professor adjunto e ministra a disciplina Economia Política da Educação no curso de Graduação de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Ministra, ainda, as disciplinas de Epistemologia da Educação e Teoria da Educação no Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Políticas Públicas e Formação Humana, também da UERJ.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gaud%C3%AAncio_Frigotto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s