Encontro com Sérgio Trombetta

Aos 17 dias do mês de outubro o curso de extensão “Paulo Freire – Conceitos essenciais na prática da educação libertadora” recebeu a presença do professor e mestre em educação Sérgio Trombetta que discutiu a temática “Educação e Política”.

Suas colocações transitaram por teorias filosóficas pelas quais Freire baseou-se na construção de seus ensinamentos pedagógicos como é o caso de Karl Marx, Emmanuel Mounier e Edmund Hussel. Também apoiou-se nos filósofos da existência Sartre, Heidegger, Camus e Jaspers, bem como na teologia da libertação. A partir de citações dos livros de Paulo Freire, em duplas e trios discutimos os pontos fundamentais de cada um e compartilhamos com o grupo para uma maior discussão do que foi lido e interpretado.

Segundo Helena Silva Pimentel, acadêmica do curso de pedagogia da FACCAT, “a palestra nos faz refletir sobre a ética profissional do professor, a clareza que ele deve ter em seu projeto e principalmente o tipo de aluno que eu quero formar para sociedade”, ainda ressalta que é de suma importância “formarmos sujeitos críticos, para reinventarem o mundo e não apenas reproduzi-lo”. De acordo com a professora Graziela, de Igrejinha, “o professor Sérgio atribuiu a fala de Freire em situações enfrentadas pelos profissionais da educação nos dias de hoje, destacando eixos importantes para a didática do professor”. Um grupo de professoras, que não quiseram se identificar concluíram, a partir das colocações, que é importante que as instituições possibilitem espaços para a reflexão e qualificação dos profissionais, principalmente na EJA, que vem crescendo cada vez mais na região.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s